MOSTRA PÉ NA RUA
A Mostra Pé Na Rua nasceu no ano de 2011, criado pela Cia Pedras Teatro Circo, tendo como coordenadora geral Iara Ribeiro (atriz, professora, escritora e diretora artística fundadora da Cia)
Seu formato tem como objetivo estabelecer um evento de fomento à arte de rua (teatro, circo, música, dança, poesia, outros), ampliando a proposta de popularização que esta arte deixa explícita em toda sua manifestação, bem como organizar o pensamento para a reflexão estética, artística, social, filosófica e humana.
Provocando, incitando questionamentos e libertando!!!
O Evento que oferece Espetáculos, Oficinas sócio-culturais e formativas, performances entre outros e são apresentados em feiras e outros espaços públicos, democratizando assim a arte e formando plateia.
A Mostra Pé na rua valoriza as pesquisas voltadas ao universo do teatro, do circo, da música, das performances, literatura, poesia e afins, ou seja, artistas que pensam no espaço público como veículo para sua arte...
Um ponto importante da MOSTRA PÉ NA RUA, é que além das discussões que realizamos com os artistas, os grupos que se apresentam, ministram uma oficina para deixar uma "semente" do trabalho que realizam, oportunizando a estudantes de arte e artistas a conhecerem novas linhas e maneiras de pensar "arte".
A Cia Pedras pesquisa a linha do Circo desde 1999 e o do Teatro de Rua desde 2005 e viajando pelo Brasil com o Espetáculo “Andarilhos de Cordel”, apresentando nos espaços urbanos, sejam eles: feira, praças, ruas, percebemos a recepção calorosa do público, porém observamos que este tratamento era diferente com os artistas que realizam seus trabalhos em semáforos, por exemplo, mas claro, por uma minoria de pessoas petulantes e de “alma vazia”.
Em 2009 passamos em um Edital Municipal onde levamos apresentações para 7 feiras da Cidade, feiras no centro e nos bairros e desta vez, fomos ampliando nosso diálogo com o público, feirantes, clientes, falando sobre a valorização deste segmento artístico, ou seja, de toda arte que utiliza o espaço público como seu PALCO.
Assim nasce a MOSTRA PÉ NA RUA, como um ato artístico e revolucionário, para que todos: artistas x público, possam dialogar na imensidão deste mundo!
Em 2011 foi realizado a I MOSTRA PÉ NA RUA, que na época tinha outro nome, realizamos o Encontro de teatro de rua e artes circenses, com alguns apoios culturais começa assim nossa saga.
Como em 2012 a Cia Pedras esteve em temporada em cidades de São Paulo e do Paraná, não aconteceu a Mostra neste ano. Porém em 2013 e 2014, 2015 a Mostra seguiu valente, sempre com apoios de alunos, amigos e dos Cias profissionais que participam por acreditarem na nossa proposta.
Nestes anos, a Cia não deixou de realizar a Mostra... mesmo sem recursos específicos, fizemos campanhas, conseguimos parcerias e seguimos resistentes, fazendo estas Mostras de forma mais compacta, mas com a mesma essência, ou seja, com todos os elementos que a Mostra tem: Espetáculos, Oficinas Formativas, Oficinas para crianças carentes, Intervenções Urbanas e o lindo cortejo pelas ruas de Maringá.
Em 2016, a Cia Pedras foi contemplada pelo Prêmio Aniceto Matti na V MOSTRA PÉ NA RUA e foi realizada em fevereiro de 2017, com um elenco de grande de artistas, atingido grande parte do público maringaense...
Em 2018 a Mostra aconteceu, porém com recursos próprios e alguns parceiros. E neste ano tivemos uma parceria realizamos junto com o MARL (Movimento de Artistas de Rua de Londrina) e 2 Coelhos Comunicação e Cultura o " III ENCONTRO DA RPTR" (Rede Paranaense de Teatro de Rua).
Agradecendo o apoio importante da Secretaria de Cultura de Maringá, do Vereador Chico Caiana, Marcelo Calixto, Leonor Calixto e de todos os nossos parceiros Circo 2 e ½ de Sorocaba – SP, Cia. Os palhaços de rua de Londrina – Maringá, Banda Milhar Seca de Cianorte – PR, Conservantes, LSB e Banda Revell de Maringá, alunos e amigos que estão nesta luta para que o Evento aconteça em Maringá e possa levar um pouquinho de Arte para a Cidade
Em 2019, a VII MOSTRA PÉ NA RUA, foi contemplada novamente pelo Prêmio Aniceto Matti, e foi realizada nos dias 27, 28, 29 e 30 de abril, 01, 02, 03, 04 e 05 de maio, trazendo uma variedade de atrações.
Foram 8 espetáculos, 6 oficinas formativas, 3 oficinas para crianças carentes, intervenções urbanas e duas bandas no encerramento da Mostra.
Em 2021, a VIIi MOSTRA PÉ NA RUA, foi contemplada novamente!
Segue as ações da Mostra pé na rua (a partir da mais atual)
*****************************
X MOSTRA PÉ NA RUA -2024
A Mostra Pé na Rua foi criada em 2011, tendo como criadora a atriz, professora, escritora e diretora artística, Iara Ribeiro, fundadora da Cia Pedras Teatro Circo. Democratizar o acesso às artes, colorir os espaços urbanos, oportunizar espaço para a reflexão e a fruição artística, foi sempre o caminho da Cia Pedras Teatro Circo, que a cada Mostra, escolhe bairros diferentes para levar as ações artísticas.
“A proposta oportuniza encontros para que todos possam acessar a arte, promovendo encantamento e reflexão”. afirma Iara Ribeiro.
A X MOSTRA PÉ NA RUA, será uma Mostra especial, pois além de ser independente, comemorará os 30 anos da CIA PEDRAS TEATRO CIRCO, que presenteará o público com três trabalhos do seu repertório.
A Mostra receberá o apoio RPCTV, Maringá Histórica, LC Comunicação Visual de Sarandi, Art Stampa de Maringá, os Fotógrafos Rafael Ferreira e Gabriel Del Nero.
No formato independente, serão três dias, mas com várias ações como no formato original, terá performances teatrais em três feiras: Feira do Produtor (Willie Davids) e Feira Livre (Jardim Alvorada e Mauá), intervenções urbanas na Avenida Brasil e praças, além do cortejo artístico que colorirá a cidade.
E o encerramento será com rock and roll no Parque Alfredo Werner Nyffeler com a Banda Revell e o músico Jeff Rozas.
O objetivo da Mostra é chegar a públicos diferentes, ampliando ainda mais o acesso a arte e a cultura.
O projeto já teve várias edições realizadas de forma independente, sem editais públicos, mas também foi contemplada em algumas edições no Prêmio Aniceto Matti promovido pela Semuc de Maringá.
A Mostra já recebeu vários grupos e artistas renomados, artistas locais, regionais e nacionais. É um evento de grande impacto, pois tem um efeito significativo no público, descentralizando a arte, por isso não podemos deixar de realizar a X Mostra Pé na rua, mesmo em um formato reduzido, pois queremos continuar contribuindo para o advento da arte e a ampliação do cenário artístico maringaense.
A primeira ação da Mostra será no dia 15/11, onde teremos uma linda “Contação de Histórias” feita pelo artista Adriano Braga da Cia Pedras na Feira do Jardim Alvorada as 18:30.
No sábado 16/11, teremos o tradicional cortejo de abertura com artistas e estudantes de teatro e circo, caracterizados de personagens, perna de pau, malabaristas que farão um belo cortejo, saindo as 8:00 da Av. da Avenida Brasil (esquina com a Av. Herval), em direção à Feira do Produtor, no Estádio Willie Davids, onde as 9:00 h, a Cia Pedras apresenta uma breve performance.
Após a apresentação teremos uma intervenção artística muito elogiada pelos transeuntes quando é realizada, que são os “quadros vivos”: performance onde os artistas realizam cenas estáticas, ou seja, ficam imóveis como uma escultura, compondo imagens significativas, com temas variados, uma ação poética e simbólica que presenteia todos e todas que passam pelas praças ou calçadas. Esta ação acontecerá as 11:00 em alguns pontos da cidade.
E no domingo 17/11 na Feira da Mauá, a Cia Pedras apresenta as 9:00 uma performance do espetáculo “Andarilhos de Cordel”, um espetáculo que faz parte do repertório da Cia há quase 20 anos.
E para encerrar teremos rock and rool das 16:00 as 19:00 no Parque Alfredo Nyffeler com a Banda Revell e o músico Jeff Rozas e convidados.
Em casos de chuva os espetáculos são transferidos para a sede da Cia Pedras (Rua Vitória, 1202 – Vila Esperança). (44) 9 9116-2498.
CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÔES
Dia:15/11/2024 (Sexta Feira)
Local: Feira do Jardim Alvorada
Horário: às 18:30
AÇÃO: Performance “Contação de histórias”
------------------------------------
Dia: 16/11/2024 (Sábado)
Local: Av. Brasil (esquina com Av.Herval até a Feira Willie Davids)
Horário: 8:00
AÇÃO: Cortejo artístico
Local: Feira Willie Davids
Horário: 9:00
AÇÃO: Performance teatral
Local: Praças e locais específicas Av. Brasil
Horário: 11:00
AÇÃO: Quadros vivos
------------------------------------
Dia: 17/11/2024
Local: Feira Mauá
Horário: às 9:00
AÇÃO: Performance teatral
Local: Parque Alfredo Nyffler.
Horário: 16:00 as 19:00
AÇÃO: Encerramento (Música)
FICHA TÉCNICA:
10ª. MOSTRA PÉ NA RUA - 15 a 17 de novembro de 2024
Realização: Cia Pedras Teatro e Circo
Equipe: Iara Ribeiro (Direção geral) Adriano Braga (coordenação) Jeff Rozas (sonoplastia), Jocimar Nunes e Gabi Sousa (coordenação cortejo), Rebeca Danziger, Rafael Ferreira e Gabriel Del Nero (Fotografia e Vídeo)
Produzido com apoio de: RPCTV, MARINGÁ HISTÓRICA, ART STAMPA, LC COMUNICAÇÃO VISUAL, LOOP BAR.
Entrada gratuita
Mais informações: https://pimenta-na-lingua-cia-pedras.webnode.page/
(44) 99116-2498
EQUIPE MOSTRA PÉ NA RUA - 2024
Matéria feita por RPCTV: https://redeglobo.globo.com/rpc/diversao-e-arte/Maringa/noticia/10o-mostra-pe-na-rua-acontece-entre-os-dias-15-e-17-de-novembro.ghtml
****2023 - Não foi realizado devido o Mestrado da atriz e diretora Iara Ribeiro
***____________________________________________________________________***
IX MOSTRA PÉ NA RUA - 2022
9ª MOSTRA PÉ NA RUA
A Mostra Pé na Rua, leva espetáculos gratuitos nas feiras, oficinas formativas, oficinas para crianças em vulnerabilidade social, além do lindo cortejo e das intervenções urbanas.
A 9ª. MOSTRA PÉ NA RUA, será realizado em 2022 de forma independente, serão dois dias de muita arte, mesmo sendo curtinha, a MOSTRA PÉ NA RUA, trará muitas ações artísticas para a população:
Intervenções Urbanas
Oficinas para crianças em vulnerabilidade social
Cortejo
Oficinas formativas
Espetáculos
Isso só foi possível pelo apoio de todos e todas que acreditam na arte, pois a MOSTRA PÉ NA RUA, é um evento para a população maringaense
E se você ainda quer apoiar dá tempo, nossa chave pix é (44) 9 91162498
Nesta edição, contamos com a gentileza e apoio artístico cultural da empresa:
Tintas Ciacollor
Ciacollor https://www.facebook.com/ciacollor
E dos parceiros/as, amigos/as e alunos/as:
Carlos Mariucci https://www.facebook.com/carlos.mariucci13
Hudson Zanoni https://www.facebook.com/hudsonzanoni
Mário Verri Espaço Mario Verri https://www.facebook.com/espnelsonverri.
Luiz Fernando https://instagram.com/gestaodeacaocriativa?igshid=YmMyMTA2M2Y=
Soraia Gotardo https://www.facebook.com/soraia.gotardo
Vanise Cristina
Lafaete Almeida
João Ribeiro
Gilberto
Maria Ferreira
Joice Candida
Joana Felix
E temos a parceria de arte com:
Associação de Capoeira Centro Cultural SucenaLissandra Sucena
Cenatrupe Elaine Teleken Tavares
Agradecimentos @Mario Mituo (Gerente Feiras) e Sr. Izaburo (Presidente Feira do Produtor)
Ver sobre as outas edições em: https://pimenta-na-lingua-cia-pedras.webnode.page/mostra.../
***********************
VIII MOSTRA PÉ NA RUA - 2021
VIII MOSTRA PÉ NA RUA
INFORMAÇÃOES COMPLETAS
Arte: Bryan Tavares
HISTÓRICO DO QUE IRÁ ACONTECER:
VIII MOSTRA PÉ NA RUA
COLORE OS ESPAÇOS URBANOS, FEIRAS, PRAÇAS, RUAS DE MARINGÁ
De 13 a 20 de novembro de 2021: VIII Mostra Pé na Rua, realizada pela Cia Pedras Teatro e Circo, com incentivo do Prêmio Aniceto Matti. São sete espetáculos, oito oficinas, intervenções urbanas, além do cortejo de abertura e evento de encerramento. As atrações serão descentralizadas, ocorrendo em feiras livres, parques e pontos da Avenida Brasil. O objetivo é chegar a públicos diferentes daqueles que já frequentam os espaços culturais. Este ano estarão em cena grupos de Maringá, Londrina, Cascavel, São Paulo e Passo Fundo / RS. Todos se apresentam e também ministram oficinas.
A Mostra Pé na Rua foi criada em 2011, tendo como coordenadora geral a atriz, professora e escritora Iara Ribeiro, fundadora da Cia Pedras. Democratizar o acesso às artes sempre foi uma premissa da artista, que a cada ano escolhe locais diferentes nos bairros para levar as atrações. “A proposta é realizar um evento feito por artistas que pensam no espaço público como veículo para sua arte, seja ela teatro, circo, música, dança, poesia ou outros, propondo discussões e reflexões sobre temas diversos”, explica a produtora.
O projeto já teve várias edições realizadas de forma independente, sem editais públicos, mas nos últimos anos os organizadores optaram por pleitear o financiamento em edital e foram contemplados. Claro que, por conta da pandemia, em 2020 a mostra não aconteceu, mas agora, com todos os cuidados e respeitando os protocolos de segurança, a mostra volta a encontrar o público. “Recomeçar de novo é sempre algo surpreendente. Estamos com saudades das expressões das pessoas, do carinho, da junção e cores e sentimentos”, comemora.
A primeira ação da mostra é o tradicional cortejo de abertura com artistas da cidade, que se reúnem vestidos de personagens e pernas de pau no sábado 9h, saindo da Avenida Brasil em direção à Feira do Produtor, no Estádio Willie Davids. Lá, às 10h, o palhaço Tico Bonito (Cascavel) apresenta “Licença preu passar”.
No domingo é a vez do Núcleo Sem Drama (São Paulo / SP) apresentar “A menina que não sabia brincar" na feira livre do jardim Indaiá. Segunda-feira o grupo Ritornelo (Passo Fundo/RS) mostra a “Faixa de graça” às 18h30 no distrito de Iguatemi. Terça-feira a palhaça Incrível Teimosa, de Londrina, apresenta “Que festa é essa, criatura?” na feira do Borba Gato. O grupo Exército contra nada vem de São Paulo para fazer “El General” na feira do Conjunto Sanenge e a anfitriã Cia Pedras ocupa a quinta e a sexta com os trabalhos “Corda bamba” e “Os invisíveis”, nas feiras da zona 2 e do Jardim Alvorada, respectivamente.
O encerramento no sábado à tarde terá rock cover e autoral com a banda Revell e as apresentações do coletivo transformista Haus of X e do Dança para Dois, com dança de salão performática, no Parque Alfredo Nyffeler.
Em casos de chuva os espetáculos são automaticamente transferidos para a sede da Cia Pedras, onde também acontecem as oficinas no período da tarde, na Rua Vitória, nº 1202. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo whatsapp (44) 9 9116-2498. O número de vagas é limitado. São oficinas nas áreas de palhaçaria feminina, bordado, trabalho físico do ator, criação de cenas com objetos do cotidiano, etc.
Programação de espetáculos
Dia 13/11 – sábado
9h – cortejo de abertura
Local: Avenida Brasil
10h – Licença preu passar
Com Palhaço Tico Bonito (Cascavel / PR)
Local: Feira do Produtor (Estádio Willie Davids)
Dia 14/11 – domingo
10h – A menina que não sabia brincar
Com Núcleo Sem drama (São Paulo / SP)
Local: Feira Livre (Av. Pion. João Pereira – Jd. Indaiá)
Dia 15/11 – segunda
10h – Intervenção urbana Quadros vivos
Local: pontos da Avenida Brasil
18h30 – Faixa de Graça
Com Grupo Ritornelo de Teatro (Passo Fundo / RS)
Local: Feira Verde (praça da Igreja – distrito de Iguatemi)
Dia 16/11 – terça-feira
18h30 – Que festa é essa, criatura?
Com Palhaça Incrível Teimosa (Londrina / PR)
Local: Feira Pôr do Sol (Pça. Dep. Heitor Alencar Furtado – Borba Gato)
Dia 17/11 – quarta-feira
10h – Intervenção urbana Quadros vivos
Local: pontos da Avenida Brasil
18h30 – El General
Com Grupo Exército contra nada (São Paulo / SP)
Local: Feira do Produtor (Rua Araras, Cj. Sanenge)
Dia 18/11 – quinta-feira
18h30 – Corda Bamba
Com Cia Pedras Teatro Circo (Maringá / PR)
Local: Feira de Orgânicos (Zona 2, em frente ao Instituto de Educação)
Dia 19/11 – sexta-feira
18h30 – Os invisíveis
Com Cia Pedras Teatro Circo (Maringá / PR)
Local: Feira Verde (Centro Comunitário do Jd. Alvorada)
Dia 20/11 – sábado
15h – encerramento
Com Banda Revell, Haus of X e Dança para Dois
Local: Parque Alfredo Nyffeler – Jardim Alvorada
Serviço
8ª Mostra Pé na Rua
De 13 a 20 de novembro de 2021
Realização: Cia Pedras Teatro e Circo
Entrada gratuita
Mais informações: https://www.ciapedrasteatroecirco.com.br/mostra-pe-na-rua/
Produzido com verba de Incentivo à Cultura
Lei Municipal de Maringá n.º 10988/2019
Prêmio Aniceto Matti
SOBRE AS OFICINAS DA MOSTRA PÉ NA RUA - GRATUITAS
******************************************
VII MOSTRA PÉ NA RUA - 2019
Oficinas sócio-culturais
CORTEJO (Participação aristas e alunos da Cia Pedras)
Encerramento com Bandas
INTERVENÇÕES
ESPETÁCULOS
VI MOSTRA PÉ NA RUA - 2018
V MOSTRA PÉ NA RUA - 2016
IV MOSTRA - 2015
********************************
III MOSTRA PÉ NA RUA 2014
Espetáculos
Novos Palhaços com Novos Palhaços de Maringá – PR
Encontro com Caetana COM Alunos da Cia Pedras de Maringá - PR
Cia Os Palhaços de Rua de Londrinas - PR
Cia Pedras “Corda Bamba’ de Maringá – PR
Palhaça Chimomi
Intervenções
Quadros vivos – Cia Pedras e alunos de Maringá – PR
Oficinas:
Oficina de Máscaras – Palhaça Chimomi
Tecido Aéreo e Lira - Cia Pedras Teatro Circo – Maringá - PR
O Circo na Comunidade - Cia Palhaços de Rua – Londrina – Pr
*************************************************
II MOSTRA PÉ NA RUA 2013
Espetáculos
El General com palhaço Rafael Barros de Londrina –PR
A Fêmea Dominante do Grupo Mamathas de Presidente Prudente –SP
Circo Teatro sem Lona de Maringá – PR
Intervenções
Elemento Malabares de Maringá – PR
Almas de Rua: Dança de Rua – Sarandi – PR
Quadros Vivos – Cia Pedras de Maringá –PR
Oficinas
Oficina : O Jogo do palhaço – Rafael de Barros - Londrina - PR
Oficina: Dança de rua - Marcelo Street de Sarandi – PR
**************************************************************
I MOSTRA PÉ NA RUA 2011
Espetáculos
Cordel Canta Dor da Cia Pedras Teatro Circo de Maringá - PR
Com o Pé na Rua e a Cara Pintada – Palhaço Fusquinha de Santos – SP
Show de Variedade – Aero Circo de Londrina – PR
Intervenções
Quadros Vivos – Cia Pedras de Maringá -PR
Oficinas
Oficina de Acrobacias de Solo com: Aero Circo de Londrina - PR
Oficina de Malabares e Perna de pau com Cia Pedras Teatro Circo de Maringá – PR
ALGUMAS IMAGENS